Geral

Estamparia - O que é estamparia

Def. Estamparia/Estampagem: Um processo muito antigo, destinado a valorizar o aspecto de qualquer substrato (tecido, papel, roupa, etc). Iniciado na China e Egito, com pintura a mão e posteriormente na Índia, Pérsia e região. Na Índia foram utilizados três processos, todos a mão: 1) estampado com cera, 2) com gabarito, 3) com tábua. Introduzido na Europa no século XVIII, onde obteve grande aceitação e avanços tecnológicos.

No tecido de seda foi utilizado o primeiro processo industrial: "Impression à la planche" . Uma tábua grossa e plana recebia uma fita de bronze em relevo, acompanhando o desenho desejado. Este recebia o corante e depois ela era aplicada sobre o tecido, no lugar desejado, para produzir o motivo decorativo. No início, este processo proporcionava apenas o contorno do desenho, sendo o restante pintado a mão.

Com o passar do tempo, e sua crescente utilização a estamparia foi desenvolvendo e se popularizando.

Estamparia com Rolos

Inventado em 1834, os cilindros de madeira, e depois de cobre, eram gravados em relevo, um por um feito com rapidez e eficiência, em conseqüência disso foi rapidamente popularizado, atualmente utilizado para os desenhos pequenos, de poucas cores e de grande demanda.

Estamparia a Quadro

(Silk Screen/ DDD) O tecido a ser estampado é colado sobre uma mesa comprida. Sobre um quadro revestido com uma tela muito fina é gravado pelo processo de fotogravura o desenho desejado. O quadro é aplicado sobre o tecido e a pasta com corante, contida nesta tela é aplicada em toda superfície e penetra através dos furinhos da tela, sobre o tecido, conforme o desenho. O quadro se desloca manual ou mecanicamente ao longo da mesa, a cada reporte do desenho. Cada quadro estampa uma cor apenas, e assim a operação deve se repetir conforme a quantidade de cores do estampado. Processo ainda muito utilizado tem as seguintes vantagens: rapidez, versatilidade, variedade de cores, desenhos finos e nítidos. Porém, o grave defeito é o encaixe dos quadros, sempre delicado e dificultando certos tipos de desenhos com listras, fundo liso, etc.

Estamparia Rotativa ou de Cilindros Rotativos

Processo criado no final dos anos 60 começo dos 70, combinando o antigo sistema a rolos e o sistema a quadros. Neste processo a tela é uma chapa de níquel cilíndrica e perfurada chamada de cilindro (screen). É gravada pelo mesmo processo; colocada sobre o tecido (sempre colado sobre uma mesa, ou melhor, sobre um tapete transportador), ela recebe a pasta na parte inteira e gira apoiada sobre o tecido. O andamento do tecido é sincronizado com a rotação dos cilindros e contínuo. Assim, foi eliminado o encaixe do quadro e o andamento constante aumenta a velocidade da produção.

Este processo tem as seguintes vantagens: maior agilidade, grande variedade de desenhos, maior nitidez e padronização, menor custo, grande variedade de cores. Melhor processo para grandes demandas.

Estamparia de Papel Impresso

Consiste em uma base de papel, onde estampas são impressas através de maquinas off set (folhas) ou cilindros rotativos (continuo).

Com papel previamente impresso, utilizando-se de uma calandra o papel é aplicado sobre o tecido sintético, passando estes por um cilindro térmico onde o corante das estampas impressas é transferido para o tecido por sublimação. Este processo reúne o máximo de vantagens: rapidez, nitidez, qualidade de estampas, não poluente e baixo custo. Como o processo de estamparia direta, é o processo mais interessante para grandes quantidades, com a vantagem de menor risco de perda, já que é o papel que é estampado primeiro.


-Quais os tipos de estamparia disponíveis na Sublipaper - Transfer, Pigmento e Transfer Digital

-Qual estamparia ideal para algodão - Os melhores processos para estampar algodão são, reativo ou pigmento, sendo o primeiro o que tem melhor resultado em termo de cores, porém com o custo mais elevado de produção.

-Até quantas cores posso desenvolver um desenho - Trabalhamos com até 7 cores no processo de transfer e até 6 cores no sistema de pigmento.

Sublimação

O que é Sublimação

Sublimação é o nome que se dá ao fenômeno da matéria passar do estado sólido diretamente para o gasoso, sem que haja estado liquido.

Em quais tecidos posso aplicar sublimação

Para um resultado excelente a sublimação deve ser aplicada em tecidos de poliéster e suas misturas.

Qual a metragem mínima para produção

No processo rotativo o volume mínimo deve ser de 800 metros por variante de cor.

Pigmento

O que é estamparia com Pigmento

Estamparia de pigmento é a aplicação de corantes diretamente nos tecidos pelo processo de estamparia rotativa. Este processo foi aprimorado com a criação de corantes com baixo toque e maciez, resultando em uma ótima opção de estamparia também para tecidos de baixa gramatura e delicados.

Em quais tecidos/malhas posso aplicar estamparia de pigmento

qualquer tipo de tecido pode ser estampado com pigmento, porém o resultado mais satisfatório se dá em tecidos de fibras naturais.

Transfer Digital

Página em desenvolvimento.